Encontros no Paraíso
18 de Maio
Maria de Lurdes Rodrigues nasceu em Braga a 19 de maio de 1957, licenciou-se em Artes Plásticas Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto e seguiu a Pós-Graduação em Educação Especial.
A exposição “Encontros no Paraíso” apresenta uma série de trabalhos realizados em diferentes anos, integrados num objetivo/projeto pessoal.
Na sua conceção, as personagens e cenários foram idealizadas invocando, as festas e tradições, fortemente enraizadas na região do Alto Minho.
A elaboração deste conjunto de trabalhos faz parte da materialização plástica, cheia de vida e de cor, integrando-se como um fio condutor de uma intervenção artística, presente nas telas. Estas obras poderão ser compreendidas como uma produção decorrente do contexto de vida, existindo conscientemente, uma correlação entre as personagens e o figurado de Barcelos, de mãos dadas com as diferentes correntes artísticas responsáveis pela transformação e construção de narrativas pictóricas coloridas, ligadas à fantasia e à realidade num contexto festivo de romaria popular.
Um olhar mais atento, remete-nos para o infinito, que não nos dão respostas para as nossas inquietações do quotidiano, que temos de enfrentar.
Este percurso nas artes plásticas, iniciado em 1993, foi marcado por inúmeras exposições individuais e coletivas, caminhando sempre com o objetivo de fazer mais e melhor, com grande respeito pela cultura portuguesa que tanto tem para explorar.