AFRICAN SENSATION

6 de Novembro 2022

Cor, Arte, Inspiração, Sentimento, Luz, Paixão e influências Africanas, são tudo expressões que fazem parte da veia artística de Alda Gomes nascida em Guimarães, mas de raízes africanas a, 24/08/1984 que optou pelo pseudónimo Zambézia Gomes e é desta forma que a conhecem no mundo da ARTE.
Já vem desde muito cedo a destacar-se pelas melhores ilustrações na escola primária com traços fortes e bem delineados.
Foram algumas dezenas de pinturas a óleo, pastel, carvão, caligrafia, ponteado, colagens, acrílico, gesso, crack ler, relevos em cola entre outras técnicas.
Depois da escola primária no Salgueiral; frequentou a EB 2/3 D. Afonso Henriques do 5º ao 9º ano; na transição para o ensino secundário escolheu o antigo liceu “escola secundaria Martins Sarmento” no curso de Artes e Ofícios e desde aí as ARTES fizeram parte da sua vida.
Nunca deixou de desenhar e assume-se como artista versátil e autodidata; foi aperfeiçoando as suas técnicas ao longo dos anos…
Fez a sua 1ª exposição em Espanha e com desejo de expor na sua terra natal inaugurou a exposição de grande sucesso em Guimarães á qual deu o nome “DIVERSIDADES”.
Desde aí fez várias exposições em locais de arte e espaços públicos de lazer e foi convidada para ser a pintora de destaque na exposição “Africa Minha”.
Com Arte sempre presente em sua vida a artista plástica Vimaranense decide voltar aos estudos e com grande mérito termina o ensino técnico superior na escola I.P.C.A. na área de design e calçado onde nos presenteia com modelos extraordinários, excêntricos, luxuosos, que vão desde sneaker, sapato clássico de homem entre outros mais, deixando sempre a sua marca de vida, cores e tradições Africanas.
E como prometido na sua última exposição do g´noc noc em Guimarães no ano de 2019 seus objetivos eram de continuar em busca do desconhecido e o seu grande desejo de contagiar este universo com a sua ARTE, surge então a oportunidade de voltar a expor em 2022 a convite de Marina Leão, embaixadora do projeto «Temos Artista» by Paraíso e ML ardantesign.
Dá o tema de AFRICAN SENSATION á sua exposição e promete fazer da sua vida uma PINTURA.

Precisa de ajuda?